Pages - Menu

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dromedários


Dromedário, mamífero nativo da África.
O Dromedário é um
mamífero nativo da região nordeste da África e da porção oeste da Ásia, sendo um típico exemplar da família Camelidae.
O dromedário é um camelo árabe ?
O dromedário ou camelo árabe distingue-se do
camelo bactriano, nativo da Ásia Central, pela presença de uma bossa (corcova) em vez de duas. A bossa do dromedário não é composta de água (ao contrário da lenda popular), mas sim de gordura acumulada pelo animal em períodos de alimentação abundante, que lhe permite sobreviver em condições de escassez.

A pelagem é esparsa e suave ?

Outras adaptações à vida no
deserto incluem: uma pelagem esparsa e suave que permite refrigeração; patas de base larga, com uma área que impede que se enterrem na areia; pestanas longas que protegem os olhos do animal durante tempestades de areia. O pelo do dromedário pode ser branco-sujo, bege-claro ou castanho-escuro.

O dromedário está extinto ?

O dromedário encontra-se extinto na Natureza e a totalidade da população existente no
Médio Oriente vive domesticada. O único local do mundo onde ainda restam populações selvagens é nas zonas áridas da Austrália, que tem condições de clima e paisagem relativamente semelhantes.

E os dromedários australianos ?

Os dromedários australianos são descendentes de animais introduzidos pelos pioneiros que exploraram o centro do pais e que depois passaram ao estado selvagem. O dromedário foi domesticado como
meio de transporte à semelhança do cavalo. Na Arábia Saudita e Norte de África os dromedários são montados com a rahla, uma sela especial adaptada às características do dorso do animal.

Qual a alimentação ?

Os dromedários são herbívoros. A base da sua alimentação são ervas, capim e vegetais. Em geral, quando há árvores devoram as folhas.

Como acontece a reprodução ?


Os dromedários fêmeas atingem a maturidade sexual pelos 3 anos, os machos podem só atingir esse estado por volta dos 6 anos.O tempo de gestação das fêmeas dura até 13 meses, findos os quais nasce em geral uma cria. É no entanto frequente a ocorrência de partos múltiplos.

Atingem quantos metros de altura, quantos kilos e vivem quantos anos ?

Os dromedários adultos podem atingir os 2,80 m de altura e pesar 750 kg. Estes animais têm uma esperança de vida que ronda os 40 anos.

Dromedário não pode viver em circos.

Ajude ao Neafa 82 3221 0193

Consultório da dra Lesly Fernandes no Tabuleiro dos Martins próximo a passarela do Canaã em Maceio: 8811 1390 e 3241 4820

Nenhum comentário:

Postar um comentário