Pages - Menu

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Saiba como criar um iguana em cativeiro


Saiba como criar um iguana em cativeiro.

Iguana é um género de répteis da família Iguanidae, característico das zonas tropicais das Américas: América Central, norte do Brasil e região central do México.O iguana também chamado de iguana-verde, é um dos répteis mais criados em cativeiro.
Quais os principais hábitos da iguana ?
Têm hábitos arborícolas, isto é, vivem em árvores, podendo atingir 180 cm. Quando novos, os iguanas possuem uma coloração verde intensa, já quando maiores, apresentam, ao longo do corpo, listras escuras. A cauda de um iguana possui dois terços do comprimento total do corpo. Iguanas podem ser criadas em terrário tropical úmido, por habitar florestas tropicais.
Pretende ter um iguana como animal de estimação ?
Se pretende vir a ter um iguana como animal de estimação não se esqueça que se trata de animais que podem vir a ocupar bastante espaço durante bastante tempo. Chegam atingir cerca de 1,8 metros de comprimento e 10 kg de peso e podem viver até cerca dos 15 anos.
O ambiente em cativeiro deverá assemelhar-se ao ambiente natural ?
Iguanas utilizadas como animais de estimação são oriundas de locais quentes e húmidos. Alimentam-se de plantas, vivem nas árvores e gostam de se estender ao sol. O seu ambiente em cativeiro deverá assemelhar-se o mais possível ao ambiente natural, de modo a que os animais se possam sentir confortáveis.

É um animal de sangue frio ?
Como os outros répteis os iguanas são animais de sangue frio, necessitando na generalidade das condições de uma fonte de calor suplementar; a temperatura ideal para estes animais é de cerca de 30 a 33ºC durante o dia e de 20 a 25ºC durante a noite.

Quais os cuidados especiais ?
Além destas exigências em termos de temperatura, as iguanas gostam também de dispor de locais com temperaturas diversas, para que se possam mover para áreas mais quentes ou mais frias conforme as suas necessidades. Deverá assim, providenciar o equipamento necessário (termómetros, fontes de calor) para permitir que o seu animal possa viver nas condições que lhe são imprescindíveis. Iguanas têm também necessidades especiais em termos de luz.

Você precisa ter muito cuidado em relação a luz.
Será ótimo que forneça 14 horas de luz e 10 de escuridão por dia. Além da luz branca visível, os iguanas necessitam também de luz ultravioleta UVB. Assim, caso não seja possível que tenha acesso à luz solar, deverá também dispor de lâmpadas especiais que permitam o iguana dispor de luz UBV. Algums iguanas gostam também de tomar banho, especialmente nos meses do ano mais secos.

Como você vai preparar o local ou gaiola ?
Deverá providenciar um local para o efeito. A gaiola para o sua iguana deverá ainda dispor de um piso adequado, de ramos e pedras para o animal fazer exercício, de plantas que ajudem a manter a humidade, permitam ao animal ter sombra e eventualmente criem locais para este se esconder.

Muito cuidado com a alimentação.
O seu iguana deverá dispor sempre de água fresca para beber. A dieta consiste essencialmente de vegetais e frutos que devem ser fornecidos partidos em pedaços. Nos animais jovens, deverá optar por duas refeições diárias, nos mais velhos bastará uma.

21 comentários:

  1. ela pode se misturar com a propria expecie ou com outros lagartos?

    ResponderExcluir
  2. brincando não estou criando!!!mas queria ter uma!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isto mesmo, se não tiver registro não exponha seu animal silvestre.

      Excluir
  3. Considerando ser um animal exótico e como descreve acima suas necessidades, é bom observar se sua residencia possui o espaco adequado para criar tal especie e ficar atento sobre cuidados na alimentacao, luz e temperatura ja que um mal manejo podera trazer consequebcias agravantes, serias ou que forneçam risco a vida e saude do animal. Estudem melhor sobre seu tempo e espaco disponivel e tenha a certeza absoluta se é o animal escolhido pois uma vez obtido a responsabilidade é total ao dono. Animal exótico nao pode ser solto fora de seu habitat natural em funcao de riscos ao animal e meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Como conseguir o animal? A criação é legalizada??

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma igual mas ela é sega.. Ta sendo muito difícil cuidar dela..mas to.dando água na seringa e comida pra ela.. Encontrei ela muito batida e ela tava sangrando pela boca.. E regogitando sangue .. Mas ela já ta melhor.

    ResponderExcluir
  6. Gente me ajudem mudei para a cada onde moro e uma Iguana Pareceu por aqui, ela vem e vai sempre mas nos ultimos dias tem ficado em cima da porta de casa e passa o dia todo pendurado na grade de fora da porta...creio q seja adulto pq é bem cumprido, creio q tenha mais de 1,5... Como devo proceder?! Como vive pendurado ele n incomoda meus outros bixos mas tenho receio dele dentro de casa.. Me ajudem meu email é gianygmda@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giany, que cidade você mora? De repente você poderia procurar algum bosque de animais que queiram ficar com ela. Ou então procure algum contato do Ibama no site. Eles vem até o local e podem capturar o bixo e levar para algum criador credenciado. Só não machuque o bichinho, ele é feio mas é bom sujeito rsss

      Excluir
  7. Olá, gostaria de adquirir um iguana, porém recorro à doação. Se alguém se arrependeu de ter um ou qq outro motivo, estou querendo adotar.....(Adotar, não comprar!!)

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo eu tenho uma Iguana mais quando eu comprei não fui saber dos cuidados e agora está sendo muito difícil cuidar dela quem me vendeu falou que ele já estava se alimentando normal sozinha mais aqui ela não está se alimentando ela tem 9 meses estou dando comida na boca dela forsando mais tenho medo de machucar e não sei qual é a quantidade que devo dar se vc poder chamar no meu wats pra tirar algumas dúvidas minhas fico bem grato meu número é 16982138207

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo eu tenho uma Iguana mais quando eu comprei não fui saber dos cuidados e agora está sendo muito difícil cuidar dela quem me vendeu falou que ele já estava se alimentando normal sozinha mais aqui ela não está se alimentando ela tem 9 meses estou dando comida na boca dela forsando mais tenho medo de machucar e não sei qual é a quantidade que devo dar se vc poder chamar no meu wats pra tirar algumas dúvidas minhas fico bem grato meu número é 16982138207

    ResponderExcluir
  10. Achei um filhote d iguana aqui em ksa ja e o segundo
    Tenho vontade d criar mais acho dificil
    Dei alface , manga mais ela nao comi
    Vou ter q acha um lugar pra soltar ela

    ResponderExcluir