Pages - Menu

terça-feira, 14 de julho de 2009

Morsa, vitima da maldade do homem


Morsa, vitima do homem nas águas do Ártico.
A morsa é um animal que vive nas águas do Ártico. Pode medir até 4 metros de comprimento. Seu peso pode ultrapassar uma tonelada (as maiores passam da 1,6 toneladas).
Tem a pele áspera ?
As morsas possuem uma pele enrugada e áspera que vai se tornando cada vez mais espessa ao longo de sua vida (15 a 30 anos).

Deslocam-se mal em terra ?
Para nadar usam a nadadeira caudal. Deslocam-se mal em terra, utilizando as nadadeiras anteriores e andando quase aos saltos.

Focinho com bigode e enormes caninos ?
Seu focinho tem um sólido bigode e dois enormes caninos ou presas que podem chegar a 1 metro de comprimento.

Para que usa as presas ?
As presas são usadas para arrancar moluscos e caranguejos do fundo do mar desgastando-se ao longo dos anos.

Como os elefantes são caçadas pelo marfim ?
As morsas são caçadas pelo marfim de suas presas.
São animais gregários ?
Animais gregários, tendem a viver em bandos de até cem indivíduos. Atingem a maturidade sexual aos seis anos de vida, quando iniciam atividades reprodutivas. A fêmea fecundada inicia um período de gestação de um ano, após o qual nasce um único filhote, com aproximadamente cinquenta quilos. Logo após o nascimento, o filhote avança para o mar, sendo capaz de nadar imediatamente.

Quais os cuidados com a cria ?
A amamentação e os cuidados com a cria pode durar um ano e meio a dois anos. Este é o intervalo reprodutivo das morsas. São animais migratórios, nadando milhares de quilômetros todos os anos.

E os principais predadores ?
Os predadores naturais das morsas são as orcas, tubarões, focas leopardo e o homem.

São muito visadas pelos caçadores ?
As morsas são animais muito visados pelos caçadores, pois todas as partes do seu corpo são aproveitadas (pele, óleo, dentes, carne, etc.). Devido à caça indiscriminada, a população de morsa declinou drasticamente. Estima-se que mais de duas mil morsas sejam mortas anualmente nas águas do Alasca e Sibéria.

Chegam a mergulhar cem metros ?
Na busca de alimento, as morsas podem mergulhar a até cem metros de profundidade. Assim como as focas, leões marinhos e elefantes marinhos, as morsas têm adaptações eficientes para o mergulho profundo e prolongado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário